Normas – Multileitora Infinite M200

Normas de Uso da Multileitora Infinite M200 TECAN

 

1. Consultas e agendamentos devem ser realizados através do Google Agenda. (POP29 e POP30)

2. O acesso à sala e o uso do equipamento só será possível com agendamento prévio pelo Google Agenda.

Obs.: Usuários credenciados – Mestrandos e Doutorandos – acesso inclusive fora do horário de atendimento do laboratório. Iniciação Científica – acesso apenas no horário de atendimento do laboratório.

3. Atentar para os tipos de Ensaio:

— Ensaio de Ponto Final – leitura única, pontual. NÃO permite a marcação de outras reservas concomitantemente. Tempo máximo de reserva de 15 min.

— Ensaios Sequenciais de Ponto Final – vários leituras únicas sequenciais. Permite a marcação de outras reservas concomitantemente. Tempo máximo de reserva de 3 horas consecutivas.

— Ensaios Cinéticos Abertos – várias leituras cinéticas sequenciais com tempo de duração curto (± 10 min por placa). Permite a marcação de reservas de ensaios de ponto final concomitantemente. Tempo máximo de reserva de 3 horas consecutivas.

— Ensaios Cinéticos Fechados – leituras cinéticas com tempo de duração longo (> 30 min). NÃO permite a marcação de outra reserva concomitantemente. Tempo máximo de reserva é de acordo com a necessidade do experimento. Ensaios com duração superior a 2 horas deverão ser agendados, preferencialmente, fora do horário de atendimento do laboratório.

4. No momento da reserva, através do Google Agenda, deverão ser dadas as seguintes informações:

– Nome do usuário e laboratório

– Ramal de contato

– Tipo de ensaio (vide item 3)

– Tipo de leitura (absorbância, fluorescência, luminescência)

– Tempo individual e quantidade de placas

– Controle de temperatura

– Uso do injetor e substância(s) a ser(em) injetada(s).

É de integral responsabilidade do usuário fornecer essas informações no momento da reserva pelo Google Agenda e observar se o horário reservado é adequado ao tipo de ensaio.

EXEMPLO: Camille – LAMEB – 5226 – Leitura Pontual – Fluorescência – 4 placas – 10 minutos por placa

Vanessa – LAMEB – 5226 – Cinética Aberta – Absorbância – 2 placas – 5 minutos por placa – 37º – injeção de substrato X

5. Além disso, no momento da reserva é necessário respeitar as seguintes Regras:

— No caso de Ensaio de Ponto Final já reservado: é proibida a marcação concomitante de qualquer outro tipo de ensaio.

— No caso de Ensaios Sequenciais de Ponto Final já reservados: é permitida a marcação concomitante de outros ensaios pontuais de absorbância, fluorescência e luminescência por outros usuários.

— No caso de Ensaio Cinético Aberto já reservado: é permitida a marcação concomitante de outros ensaios pontuais de absorbância, desde que respeitados o tempo de leitura e o controle de temperatura do ensaio cinético (marcação prioritária). Nesse caso, é proibida a marcação concomitante de ensaios pontuais de fluorescência e de luminescência.

— No caso de Ensaio Cinético Fechado já reservado: é proibida a marcação concomitante de qualquer outro tipo de ensaio.

— É proibido, em um período que antecede em duas horas, reservar ensaios com temperatura fixa mais elevada quando já houver reserva agendada com necessidade de temperatura fixa inferior.

6. Os usuários são responsáveis pelo experimento, principalmente no que se refere ao método e à verificação da operacionalidade do equipamento.

7. Os materiais e os reagentes que serão necessários para a realização do experimento são de responsabilidade, única e exclusiva, do usuário.

8. A preparação das placas de amostras deve ser realizada no laboratório do usuário e estas devem ser trazidas prontas para a análise.

Obs.: Casos excepcionais, que necessitem pipetar algum reagente no momento do experimento, devem ser comunicados no momento da reserva.

9. Quando os injetores forem utilizados deve ser previsto um tempo adicional de 15 minutos para a sua limpeza.

10. Por questão de espaço físico, somente será permitida a permanência de dois usuários no equipamento. Caso haja necessidade de um número maior de pessoas acompanharem o experimento, será necessária a autorização pelo Corpo Técnico LAMEB.

11. Para organização dos arquivos salvos no computador, deve ser seguida a nomeação padrão de arquivos, conforme o exemplo a seguir:

NomeUsuário_NomeExperimento_Data_NúmeroSequencial

Fulana_proteína_200116_001

12. Todos os arquivos devem ser salvos na pasta Usuários Infinite M200, localizada na área de trabalho, onde permanecerão por quinze dias. Os arquivos que não forem salvos com a nomeação padrão ou que forem salvos fora da pasta serão excluídos sem aviso prévio!

13. Em caso de desrespeito injustificado aos horários das reservas (falta ou atraso) e/ou o não cumprimento das normas de uso do equipamento, o usuário será advertido pelo Corpo Técnico LAMEB, podendo ter restrito ou suspenso o seu acesso ao laboratório.

14. No computador do equipamento, é permitido unicamente o acesso aos seguintes sites:

LAMEB (lameb.ccb.ufsc.br)

Gmail (lameb.dados@gmail.com)

15. É expressamente proibido, no computador do equipamento:

– Uso de pen drives

– Acesso a qualquer site (redes sociais, e-mails pessoais, sites de busca, etc.), exceto aqueles mencionados no item 14

– Fazer análise de dados.

16. É expressamente proibido:

– Criar novos protocolos de leitura sem a prévia autorização da Corpo Técnico LAMEB;

– Editar protocolos definidos com nomes de experimentos (numerados de 12 a 37), exceto quanto a disposição das amostras na placa;

– Excluir protocolos.

17. Os dados adquiridos (formato.xls), somente poderão ser enviados, pelo usuário, através da conta lameb.dados@gmail.com.

18. Qualquer erro ou problema que venha ocorrer com o equipamento, deverá ser obrigatoriamente informado ao Corpo Técnico LAMEB.