LAMEB na Pandemia: Fase 2

 

Em conformidade com o Boletim no. 99/2021 decisão da UFSC, a partir do dia 20/09/2021 o LAMEB atenderá em período integral, respeitando as medidas de controle e combate à pandemia da COVID-19.

Nessa nova etapa, os (as) usuários (as) terão acesso direto às agendas para marcação dos seus experimentos. Os agendamentos serão realizados por sala e não por equipamentos, a fim de respeitar as medidas sanitárias de distanciamento e evitar aglomerações nos ambientes do laboratório. O (a) usuário (a) deve solicitar o acesso às agendas de interesse através do e-mail para lameb.ccb@gmail.com.

Os (as) usuários (as) terão acesso às agendas para visualização e marcação de horários, mas elas ainda serão controladas pelo Corpo Técnico-Científico do LAMEB. As reservas deverão seguir as recomendações abaixo listadas, com base nas peculiaridades de cada sala. No final deste e-mail estão descritas as particularidades de agendamentos para cada ambiente do LAMEB.

Em caso de desrespeito às regras de agendamento, os (as) usuários (as) serão notificados pelo Corpo Técnico-Científico do LAMEB para adequação dos horários, sendo a prioridade daquele (a) usuário (a) que fizer a marcação de maneira correta.

Por fim, solicitamos que ao marcar os seus experimentos, cada usuário (a) considere a real necessidade de tempo de uso dos equipamentos, para que o maior número de pessoas possa utilizar as salas a cada dia.

Regras para Cada Sala do LAMEB:
SALA 01 (1°. Andar – Equipamentos de Histologia e Liofilizador)
Os equipamentos desta sala estão divididos em dois espaços. A agenda disponível para será referente à Sala de Microtomia na qual estão disponibilizados o Criostato, o Micrótomo e o Emblocador. Neste espaço haverá apenas um agendamento para cada horário disponível, sem exceção.
O agendamento dos equipamentos LiofilizadorProcessador de Amostras Histológico e Sistema de Coloração de Lâminas Histológicas permanece sendo realizado por e-mail devido à peculiaridade destes equipamentos.
SALA 02 (2°. Andar – Microscopia Óptica)
Frente a estrutura da Sala poderá ser feito o agendamento de no máximo DOIS microscópios por cada horário. A exceção é a utilização concomitante da Lupa e do microscópio Olympus BX41 devido à grande proximidade física dos dois equipamentos.
Os agendamentos para o uso do AxioScan permanecem sendo realizados por e-mail.
SALA 03 (3°. Andar – Biologia Molecular, Leitoras, Água, Balanças e Centrífugas)
Devido às peculiaridades dos experimentos realizados na Sala 3, solicitamos que nos casos que haja a necessidade de sobreposição de agendamentos em equipamentos próximos (localizados lado a lado), os (as) usuários (as) enviem e-mail para lameb.ccb@gmail.com ou liguem para o ramal 5226, para que o Corpo Técnico-Científico do LAMEB avalia a situação e autorize a sobreposição, nos casos possíveis.
SALA 07 (Botânica – Biologia Molecular)
Devido ao dimensionamento da estrutura, fica limitado o uso da sala por um (a) único (a) usuário (a) em cada período agendado, não sendo permitida a permanência de outras pessoas não-autorizadas. Demais orientações serão repassadas conforme as solicitações de uso.
SALA 08 (Microscópio Confocal)
Os agendamentos devem ser realizados com, pelo menos, 48 horas de antecedência para que o Corpo Técnico-Científico do LAMEB faça a avaliação dos pedidos e confirme as reservas.
Para  utilizar um equipamento do LAMEB o usuário deve:

Certifique-se de que estas etapas cumpridas:

  1. Estar cadastrado como usuário no LAMEB;
  2. Responder o  Formulário de Cadastro e Recadastro e anexar ao formulário a  Declaração de Ciência do Orientador assinado por seu(sua) orientador(a):
  3. Em seguida, enviar um email para lameb.ccb@gmail.com solicitando o acesso à Sala de seu interesse.

 

ATENÇÃO

É importante ressaltar que todos os atendimentos estão sendo realizados a fim de oferecer o menor tempo possível de exposição a técnicos e usuários. Assim, as datas de atendimento serão sempre ajustadas buscando otimização das demandas.

 

Nas dependências do LAMEB o usuário deve seguir estas orientações:

Quando inadiável, solicitamos especial cuidado na observação das ações básicas de prevenção durante o atendimento:

ATENÇÃO

    • manutenção de distanciamento;
    • higienização das mãos ao entrar no LAMEB;
    • ventilação dos ambientes e;
    • principalmente uso de MÁSCARAS.

Sobre este último ponto gostaríamos de ressaltar alguns aspectos:

1. A máscara deve cobrir completamente boca e nariz e estar BEM AJUSTADA. Usuários com máscaras visivelmente desajustadas não serão atendidos.
2. A máscara deve estar ajustada ao rosto de forma que o usuário não necessite tocá-la o tempo todo. A manipulação da máscara durante seu uso traz risco de contaminação para o próprio usuário e também para as demais pessoas do ambiente.
3. A máscara deve estar íntegra e ser confeccionada de material mais seguro possível. Recomenda-se preferencialmente respiradores do tipo PFF2/N95 ou em segunda hipótese máscaras cirúrgicas (tripla camada).
4. Na impossibilidade de outro material, máscaras de tecido preferencialmente não devem conter costuras e devem contar com duas camadas de tecido e uma de material filtrante. Podem ser utilizadas em conjunto com máscaras cirúrgicas, para maior segurança. Maiores informações: https://noticias.ufsc.br/2021/03/covid-19-professor-da-ufsc-orienta-sobre-tipos-e-modelos-de-mascaras/ . Lembrando que máscaras de tecido devem ser descartadas após 30 lavagens (ANVISA).
5. NÃO SERÃO atendidos usuários utilizando máscaras de tricô, bandanas, polainas de pescoço ou máscaras descartáveis duplas (superfinas, do tipo utilizado em procedimentos estéticos).

Mesmo reconhecendo que todo contato técnico-usuário oferece risco de contaminação para ambas as partes, os atendimentos seguem sendo realizados em regime de exceção, no intuito de contribuir com o andamento dos projetos de pesquisa da Universidade.

O corpo técnico se resguarda ao direito de não realizar atendimentos quando avaliar que esse risco não está minimizado pela adoção correta de medidas preventivas. Em caso de suspeita de contágio por COVID-19, antes ou após os atendimentos, comunicar imediatamente o Corpo Técnico Científico do LAMEB.