Normas – Ultracentrífuga

Normas para o uso da Ultracentrífuga Beckman Coulter Optima XE-100

1. O agendamento para o uso da ultracentrífuga deve ser realizado através do site www.lameb.ufsc.br. Informações sobre horários disponíveis para reserva podem ser obtidas através do telefone 3721-5226.

2. O acesso à sala e o uso do equipamento só serão possíveis com a reserva prévia de horário e, com a autorização de um dos responsáveis pelo laboratório.

3. Os horários disponíveis para a reserva estão divididos por turnos. O turno da manhã inicia às 8 horas e termina às 12 horas e o turno da tarde inicia às 13 horas e encerra às 17 horas.

4. Os horários reservados para cada usuário devem ser adequado ao tempo de execução do seu experimento.

5. Experimentos com atrasos superiores a uma hora, que possam comprometer o horário subsequente reservado por outro usuário, serão cancelados e poderão ser agendados novamente de acordo com a disponibilidade de horários.

6. Em caso de falta ou atraso prolongado ao horário agendado, sem que haja aviso prévio aos responsáveis pelo equipamento, o uso da ultracentrífuga poderá ser limitado a este usuário.

7. Os tubos para acondicionamento das amostras devem seguir as especificações do rotor SW 41 Ti que será utilizado na centrifugação. Esses tubos devem ser, obrigatoriamente, os tubos indicados pela Beckman Coulter. Está disponível para consulta, no site do LAMEB, a lista de tubos compatíveis com o rotor SW 41 Ti da ultracentrífuga Beckman Coulter Optima XE-100.

8. É de responsabilidade do usuário, verificar a compatibilidade do material do tubo com o tipo de amostra que pretende utilizar. Caso, durante o uso da ultracentrífuga, ocorra a quebra de algum tubo ou o vazamento de material, a limpeza da ultracentrífuga é de responsabilidade do usuário.

9. Os tubos devem ser balanceados, obrigatoriamente, de maneira que os pesos fiquem totalmente equivalentes (não pode haver nenhuma diferença). Caso o balanceamento dos tubos esteja incorreto e provoque danos ao equipamento, o usuário será responsabilizado. Para o balanceamento dos tubos, o LAMEB disponibiliza aos usuários uma balança digital.

10. A definição dos parâmetros necessários para a centrifugação como: velocidade/força, temperatura, tempo de centrifugação e tempo de aceleração e desaceleração é de responsabilidade do usuário.

11. Para utilizar a ultracentrífuga, cada usuário deverá passar por um breve treinamento para a Certificação de Uso. Esse treinamento será agendado pelo usuário e deverá ocorrer antes do primeiro uso da ultracentrífuga.

12. O usuário terá que assinar um Termo de Responsabilidade no qual declarará ciência das normas e procedimentos de uso do equipamento. Nesse termo também constarão, as especificações do material que está sendo utilizado, lembrando que, esses materiais devem estar de acordo com as normas de segurança do equipamento.

13. É obrigatória a anotação de todas as informações de cada uso no Livro de Registro de Usos da Ultracentrífuga (Centrifuge Logbook). No livro devem ser anotadas informações como data de uso, tipo de rotor, velocidade/força, temperatura, tempo de centrifugação, nome do usuário e observações relevantes do funcionamento do equipamento. O Livro de Registo de Usos está afixado na própria ultracentrífuga.