Cursos

1

2

3

4

5

Cadastro no LAMEB            Cadastro de Solicitação de Cursos           Tipo de Usuários

SAIBA MAIS


OBJETIVO DOS CURSOS

O objetivo dos cursos é dar maior autonomia ao usuário na operação dos equipamentos do LAMEB, ampliando a possibilidade de uso destes e, assim, agilizando as análises. Isto, porque os cursos possibilitam o credenciamento do usuário, um processo que permitirá o acesso às dependências do LAMEB e aos equipamentos, mesmo fora do horário de atendimento. Deste modo, o curso é voltado para usuários que possuem alta demanda de uso de determinado equipamento e, portanto, pretendem utilizá-lo com frequência.

São definidos como usuários os Servidores Docentes e Técnico-Administrativos, os Alunos de Pós-Graduação (Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado) e Alunos de Graduação (Iniciação Científica) da UFSC conforme o descrito no link “Cadastro“.

SISTEMÁTICA GERAL DOS CURSOS

Estes cursos de “Credenciamento” não abordam sobre as técnicas de preparação de amostras, nem tem como foco principal a parte teórica dos equipamentos. O intuito é ensinar o usuário a trabalhar especificamente no equipamento desejado, incluindo, operação, cuidados, calibração e/ou manutenção básica, assim como  a operar o software do equipamento e utilizar seus recursos.

No início de cada curso, serão recapituladas com o usuário as Normas Gerais de uso do LAMEB e as Normas de Uso do equipamento ao qual o curso se refere, que já devem ter sido lidas previamente. Além de outros detalhes, para que o usuário possa usufruir do espaço e estrutura do LAMEB da melhor forma possível, agindo sempre com responsabilidade.

Os cursos de ”Credenciamento” de cada equipamento serão necessários para a certificação dos usuários, para posterior uso independente dos respectivos equipamentos. Após os cursos, os usuários passarão por um período de acompanhamento pelos servidores do LAMEB (número definido de usos para cada equipamento). Somente após finalizar o período de acompanhamento e obter a certificação do corpo técnico do LAMEB, os usuários passarão a ser denominados “Usuários Credenciados” e estarão habilitados a utilizar os equipamentos de forma independente, sendo seus crachás autorizados no sistema de acesso.

Os cursos terão validade de 12 meses a contar da data de credenciamento, quando os usuários terão de passar por uma reciclagem para garantir o seu acesso ao LAMEB. No caso destes cursos de reciclagem, não há necessidade de realização de novo período de acompanhamento. A não realização dos cursos de reciclagem implica no cancelamento do credenciamento do usuário.

Os usuários do LAMEB que necessitam eventualmente utilizar um equipamento do laboratório, serão denominados “Usuários Eventuais” e não necessitam realizar os cursos de treinamento. Os usuários eventuais devem obrigatoriamente ser acompanhados pelo corpo técnico do LAMEB e não terão acesso irrestrito ao mesmo, como os credenciados.

Para mais detalhes quanto aos tipos de usuários, acesse o linkCadastro“.

REQUERIMENTOS PARA REALIZAÇÃO DOS CURSOS

Os cursos serão ofertados aos usuários que demonstrem necessidade de uso continuado de equipamentos do LAMEB. Para tanto, é necessário preencher o formulário online disponível no link.